Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Argentina tem novo Presidente



                   Fernanda Fernandes Borges

 
O atual prefeito de Buenos Aires Maurício Macri venceu o segundo turno, inédito na Argentina, no dia 22 de novembro e derrotou Daniel Scioli que era apoiado pela presidente Cristina Kirchner. Ele vai tomar posse no próximo dia 10 de dezembro e vai governar por quatro anos.

                                                                                                                     Foto: Reuters
             

Maurício Macri  é o novo presidente da Argentina

 

Maurício Macri tem 56 anos é engenheiro e  ex-presidente do clube Boca Juniors. Sua vitória representa a ascensão da ideologia centro-direita no país, em um século. Desde que o voto foi instituído no país em 1916, as duas forças políticas que dominavam a Argentina eram  os partidos peronista ou o radical  social- democrata.

O candidato Daniel Scioli havia vencido o 1º turno,  por uma pequena diferença. Sua derrota representa o fim da era Kirchner na Argentina. A família já governava o país há 12 anos. A presidente Cristina está no poder, desde 2007, sucedeu o marido Nestor Kirchner que governou de 2003 a 2007 e faleceu em 2010.

O novo presidente pediu a colaboração de todos, inclusive dos que não votaram nele,  para construir um país com pobreza zero, lutar para vencer o narcotráfico e melhorar a democracia. Ele promete manter os programas sociais.

A inflação na Argentina está em torno de 20% e um dos objetivos do novo líder é reduzi-la a um dígito. Além disso, Maurício Macri deseja abrir o país para investimentos estrangeiros e elevar os limites das exportações do setor agropecuário.

Em relação á segurança pública um de seus objetivos é criar uma Agência Nacional contra o crime organizado e desenvolver um sistema de estatísticas criminais.

O futuro presidente quer melhorar as relações comerciais com o Brasil e impulsionar o Mercosul.  Nos últimos tempos, o bloco formado por Brasil,  Argentina, Paraguai , Uruguai e Venezuela estava um pouco estagnado, devido ás barreiras comerciais impostas por Cristina e seu marido.


             

                                            Arte: Reprodução

O novo presidente deseja  movimentar o Mercosul

 

 


 
Maurício Macri deseja retomar as parcerias com os Estados Unidos, União Europeia e outras nações, já que nos últimos tempos a Argentina priorizou acordos com a China e a Rússia.

A presidente Dilma Roussef parabenizou o novo presidente no último dia 23, por telefone, e o convidou a vir no Brasil. Ela provavelmente comparecerá a sua posse, no dia 10 de dezembro. Os dois líderes têm a intenção de estreitar as relações econômicas das duas nações.

É oportuna a mudança de governo na Argentina. Esse é o momento para avaliar o que precisa ser transformado e se livrar de doutrinas que não servem mais para a nação. A ideologia inovadora pode alavancar a economia do país, se for bem aplicada.

A abertura da economia deve ser feita com cautela, assim como o controle da inflação, para que os argentinos não tenham que sofrer com as consequências posteriores. Não há solução mágica para se impulsionar uma economia e resolver todos os problemas imediatamente.

A aproximação entre a presidente Dilma Roussef  e Maurício Macri  pode ser muito importante para as relações comerciais de ambas as nações. Um novo dinamismo no Mercosul é aguardado,  com a esperança de negociações prósperas para todos os países envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário