Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

terça-feira, 24 de novembro de 2015

O aquecimento global traz enormes prejuízos para a vida na Terra



                                                                        Fernanda Fernandes Borges

 

Nos últimos tempos, a impressão que se tem, é de que a cada ano,  as temperaturas ficam mais elevadas. Isso se deve á enorme emissão de gases poluentes por veículos e indústrias,  que  são responsáveis pela destruição da camada de ozônio e pelo aquecimento global.

                                                                        Foto: Fernanda Fernandes Borges

O calor tem sido cada vez mais intenso

 

A era industrial, as queimadas, a produção de combustíveis fósseis, são responsáveis por emitir CO2 (Gás Carbônico) e por conseguinte,  promover o aumento da temperatura. Cientistas americanos  acreditam que o aumento da temperatura entre 1951 e 2010 , foi ocasionado em 95%,  pelas ações humanas.

Os principais gases que ocasionam o aquecimento global e agravam o efeito estufa são:  o gás carbônico (CO2), o metano (CH4) e os clorofluorcarbornetos.  Por meio da sua emissão, a temperatura da Terra aumenta e provoca chuvas torrenciais, além de derretimentos das calotas polares e várias catástrofes climáticas.

De acordo com a Agência Nacional Oceânica  e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos a concentração de CO2 na atmosfera em março deste ano, foi a maior já registrada, ultrapassando o limite de 400 partes por milhões.

O gás carbônico (CO2) é um gás nocivo, em grandes quantidades, e é originado da queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás natural. Como o uso de veículos utiliza em sua maioria a gasolina, derivada do petróleo,  e muitas indústrias se utilizam do carvão para produzirem, a emissão do CO2 é enorme nos países industrializados como Estados Unidos, União Europeia e  em nações emergentes como  Brasil,  China e  Índia.


                                                                                            Foto: Fernanda Fernandes Borges

O excesso de veículos agrava o efeito estufa

 
 

Há promessas e planos de 150 países para impedir a elevação da temperatura global, acima de 2ºC.  No entanto, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), essas estratégias, por enquanto, são insuficientes, porque nas atuais promessas, há um prolongamento do período de emissões,  e isso  apenas evitaria a elevação da temperatura acima de 2,7º C.

Por isso é preciso ter consciência e reduzir ainda mais a emissão de CO2. Um encontro em dezembro deste ano, está programado,  em Paris, para a assinatura de um tratado que visa combater o aquecimento global, a partir de 2020. Segundo a ONU, se o planeta quiser evitar o aumento de 2ºC em sua temperatura, deve diminuir a produção de CO2, a partir de 2020.

Segundo pesquisadores da MIT ( Massachusets Institute of Tecnology) em Boston, nos Estados Unidos, o aquecimento global pode limitar a sobrevivência humana, em países do Golfo Pérsico, até o final deste século.

A pesquisa apresentada recentemente, por eles,  mostrou que o efeito estufa impediria o corpo humano de se resfriar, através da transpiração. As ondas de calor em cidades como Abu, Dhabi, Dubai, Doha e no litoral do Irã, estariam mais intensas e se tornariam constantes a partir de 2070.



                                                                                  Foto: Fernanda Fernandes Borges

 A grande quantidade de  CO2  pode tornar o clima insuportável em diversas partes do mundo


 

O Golfo Pérsico que abrange o litoral do Irã e países como Iraque, Kwait,  Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos e Omã, tem visto sua população aumentar, nos últimos anos. Em 2015, a temperatura já chegou a 50ºC, em algumas regiões e matou várias pessoas.

O estudo americano ainda aponta que o clima do futuro, em muitas partes do mundo pode ser semelhante ao verificado,   atualmente no deserto de Afar, no lado africano do Mar Vermelho, em que não há assentamento humano.

O progresso veio aliado á degradação do meio ambiente,  já que o homem pouco se preocupou com o uso que estava fazendo da natureza e de seus recursos. Porém, é impossível viver em um planeta com temperaturas altas que impedem o simples fato de transpirar.

                                                        Foto: Fernanda Fernandes Borges

É necessário preservar as áreas verdes nos grandes centros urbanos

 

É importante que todas as nações que se utilizam do CO2 e de outros gases poluentes revejam suas metas de emissão dessas substâncias que promovem o aquecimento global  e contribuam para que a existência dos seres humanos seja resguardada.

De que adianta um país ter inúmeras indústrias e veículos, se a existência de seus descendentes estiver ameaçada? É preciso se preocupar com a temperatura hoje, para que no futuro a Terra não seja apenas uma lembrança triste de como o homem foi irracional ao pensar que estava progredindo, ao passo que estava extinguindo a própria espécie.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário