Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

sábado, 7 de novembro de 2015

Cai o número de fumantes no Brasil



Fernanda Fernandes Borges



A pesquisa Vigitel  (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) 2014, apresentada pelo Ministério da Saúde em 28 de maio deste ano, mostrou uma queda de 30,8% no número de fumantes no país, nos últimos nove anos. Atualmente, 10,8% dos brasileiros ainda fumam.

O estudo entrevistou 40.853 pessoas, em todo o país,  maiores que 18 anos, entre fevereiro e dezembro de 2014. Os homens fumam mais que as mulheres. O sexo masculino representa 12,8% de usuários de cigarros, enquanto o sexo feminino é representado por 9% .

                                    Foto: Fernanda Fernandes Borges

Fumar é um hábito que atinge mais os homens brasileiros

 

O hábito de fumar atinge mais pessoas entre 45 a 54 anos, sendo 13,2% e o índice é menor 7,4%,  entre pessoas de 18 e 24 anos.

A capital  Porto Alegre é a que possui maior número de fumantes com 16,4%, já  São Luís é a que tem menor índice com 5,5%.

O Ministério da Saúde atribui essa benéfica queda a políticas de aumento nos preços dos cigarros; à proibição de propagandas em rádios, televisões, outdoors, jornais e revistas; ao rigor das leis antifumo, dentre outras ações de conscientização sobre os malefícios desse vício.


                                                                         Foto: Fernanda Fernandes Borges

A  queda no número de fumantes está relacionada ás leis antifumo

 

Segundos dados da Receita Federal, o preço dos cigarros aumentou em 90%, nos últimos cinco anos. Muitos brasileiros afirmaram ter abandonado o hábito devido á elevação do preço do produto.

                                         Foto: Fernanda Fernandes Borges

O preço do cigarro aumentou cerca de 90%  nos últimos anos

 

Infelizmente, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o consumo de cigarros ilegais cresceu no país de 2,4% para 3,7%, nos últimos cinco anos.

Em 2014, a Lei Antifumo proibiu o consumo de cigarros em locais públicos, privados e de uso coletivo, exceto em áreas reservadas aos fumantes.

De acordo com Ministério da Saúde,  o tabagismo é responsável por 200 mil mortes, no Brasil, por ano. São estimados 27.330 novos casos de câncer de pulmão este ano, sendo  90% dos casos, ocasionados pelo cigarro.

Várias doenças são decorrentes desse vício:

- Diversos tipos de tumores,

-Doenças: pulmonares; cardiovasculares; arteriais;  crônicas;

- Acidentes vasculares (derrames);

- Enfisema, bronquite, angina;

 - Infartos, dentre outras.

Nos últimos anos, muitos fumantes têm procurado auxílio no Sistema Único de Saúde (SUS) para abandonar esse hábito. Essa consciência demonstra que essas pessoas têm o conhecimento de que esse o vício afeta toda a família e demais pessoas ao redor.

Os fumantes passivos, aqueles  que não usam cigarros, mas se encontram em um mesmo ambiente de quem fuma,  absorvem nicotina, monóxido de carbono, da mesma forma de quem está fumando. Isso pode prejudicar bastante a saúde de quem nunca teve um hábito tão maléfico como esse.

É uma boa notícia a grande redução no número de fumantes, em nossa nação. Infelizmente, o uso de cigarros ilegais enfraquece o movimento antifumo, além de trazer prejuízos para a economia brasileira. É necessária uma fiscalização mais rígida, para impedir essa prática.

É lamentável que 80% dos fumantes desenvolvem esse abominável hábito, antes dos 18 anos. Por isso, os pais devem ser exemplos dentro de casa, para que posteriormente, os filhos não tentem justificar o seu vício, argumentando que sempre conviveram passivamente com o cigarro.

Ter a noção de como o cigarro prejudica a saúde do ser humano e divulgar para um maior número de pessoas é uma das formas de conscientizá-las a nunca utilizarem um cigarro e muito menos ter um vício em muitos casos, fatal,  como esse.

Ao evitar a veiculação de propagandas de cigarros, em veículos de comunicação, há uma redução no consumo de um produto que em nada faz falta á vida. Pelo contrário, só traz prejuízos á saúde física e emocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário