Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

domingo, 29 de novembro de 2015

Entenda um pouco mais sobre Trabalho Voluntário



         Fernanda Fernandes Borges

 


Ser voluntário é doar seu tempo e seus conhecimentos em prol de pessoas ou instituições que necessitam desse gesto, desprovido de remuneração. Com certeza, quem já fez ou faz algum tipo de trabalho voluntário sabe que a recompensa maior está no ato de doar e não de receber.

Como é possível desenvolver trabalho voluntário?

É simples. Existem vários sites e locais que sempre precisam de pessoas engajadas em fazer o bem. No bairro, na cidade, no país há várias ações que podem ser desenvolvidas em resposta ás demandas que não são atendidas pelo governo, por falta de recursos ou de vontade política.

Por exemplo: promover campanhas do agasalho, arrecadação de gêneros alimentícios, coleta de livros para uma biblioteca do bairro, são atitudes que beneficiam milhares de pessoas carentes que precisam de boas pessoas para fazê-las.

                                                                                                       Foto: Reprodução

Há vários tipos de trabalho voluntário

 

Doar o tempo seja no fim de semana ou ao término do dia para realizar uma tarefa que vai beneficiar os outros é gratificante e deve ser estimulado em jovens e crianças. No Brasil, existem vários cidadãos empenhados em ajudar o próximo.

De acordo com a última pesquisa sobre trabalho voluntário realizado no país pelo Programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU), divulgada em 2011, 25% dos brasileiros já fizeram ou fazem trabalho voluntário.

O estudo chamado “2001+10”  mostrou que 53% das  brasileiras realizam esse tipo de trabalho contra 47% dos homens. Além disso, uma surpresa. A Classe C é a que mais desempenha esta atividade, correspondendo a 43% do total de voluntariados, em nossa nação.

Em nosso país existe a Lei nº 9.608 de 1998 que regulamenta o serviço voluntário no Brasil, com a formalização de muitas organizações não governamentais.

 Esse dispositivo constitucional  define o trabalho voluntário como uma atividade não remunerada, prestada por uma pessoa física  a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos ou de assistência social.

Essa lei também autoriza o ressarcimento de despesas do voluntário, desde que estas sejam expressamente autorizadas pela entidade  e sejam realizadas no desempenho de atividades voluntárias, mediante a apresentação de notas fiscais e recibos.

Ao cadastrar o currículo em alguma empresa em que se pretende uma vaga de trabalho, o candidato pode enriquecer suas experiências ao citar que já realizou trabalhos voluntários, desde que estes estejam relacionados com a função desejada.

Muitas empresas valorizam a experiência do candidato fora do ambiente de trabalho. Quem está contratando, pode ver o trabalho voluntário como um atributo especial do contratado e que essa característica pode ser benéfica para o desenvolvimento da empresa.

Caso, a pessoa esteja desempregada é uma ótima oportunidade aproveitar o tempo livre para usar seus conhecimentos em prol de outras. Além disso, por meio do voluntariado ela pode preencher lacunas em sua formação, aprendendo na prática funções não desempenhadas no período acadêmico.

Um voluntário deve saber direcionar o seu objetivo para que o seu trabalho seja próspero. Saber o idioma, a cultura e as regras para exercer esse tipo de função fora do país são alguns dos requisitos para ajudar países estrangeiros.

Já quem prefere ficar por aqui, pode conhecer novos amigos e aprender novas habilidades por meio da solidariedade. Não faltam instituições ou pessoas que desejam receber voluntários que façam a diferença em vários setores.

Estimular a cooperação no ser humano é uma atitude benéfica e muito adequada aos tempos atuais. O mundo precisa de parceiros que visem diminuir as diferenças sociais e amplificar a disseminação de novas culturas e respeitos ás diferenças religiosas, étnicas e ideológicas.

                                                                                                                            Foto: Reprodução

Quem deseja ajudar sempre encontra atividades gratificantes

 

Ao realizar um trabalho voluntário, o cidadão contribui com sua parte para promover uma nação mais justa. Ter a satisfação de ver o seu semelhante feliz deveria ser o objetivo de todos que lutam para realizar os seus sonhos e se tornar seres humanos respeitados e reconhecidos.

A maior recompensa para quem realiza o trabalho voluntário é a consciência tranquila de que se outros não capazes de se doarem, pelo menos alguns ainda possuem essa capacidade.

 Esses valores devem ser discutidos nas famílias, para que cada vez mais,  novos voluntários possam surgir e transformar o mundo em que vivemos, em um local mais acolhedor e menos egocêntrico.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário