Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Consumo de carnes processadas pode provocar câncer



             Fernanda Fernandes Borges



O gosto do bacon, do presunto, da salsicha e das linguiças pode ser bem agradável ao paladar. No entanto, uma pesquisa divulgada no dia 26 de outubro deste ano, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e  realizada  pela IARC ( Agência Internacional de Pesquisa do Câncer) , órgão ligado á OMS , pode tornar esses produtos indesejáveis na mesa e no gosto de muitas pessoas, por eles serem considerados cancerígenos.
 
 
 
                                                                                                  Foto: Fernanda Fernandes Borges

Bacon é um dos alimentos que podem ocasionar a doença

 


O risco de ter câncer devido ao consumo de carnes processadas é pequeno, segundo a pesquisa. No entanto, a probabilidade aumenta de acordo com a quantidade de carne ingerida.

A cada 50 gramas de carne processada, aumenta o riso de câncer colorretal em 18%. Esse tipo de câncer é o segundo mais letal em mulheres e o terceiro em homens, além de matar 694 mil pessoas, por ano, segundo a OMS. O consumo também foi associado ao desenvolvimento de tumores no pâncreas e na próstata.

                                                                                                Foto: Fernanda Fernandes Borges

Quem come muita carne processada eleva o risco de câncer

 

O estudo classifica as carnes processadas como aquelas que são transformadas por salgamento, curagem, fermentação, defumação e que passam por vários processos para melhor preservação, além de terem aditivos indispensáveis á conservação desses alimentos.

                                                                                                     Foto: Fernanda Fernandes Borges

As linguiças têm muitos conservantes

 

A pesquisa contou com a participação de 22 especialistas de 10 países. As conclusões partiram de mais de 800 estudos.  Os alimentos como presunto, bacon, salsicha  e linguiças passaram a ser classificados como carcinogênicos e agora ocupam o grupo 1 de produtos cancerígenos, juntamente com tabaco, amianto e fumaça diesel.

A maior propensão de câncer de intestino grosso e no reto em decorrência do consumo exagerado desses produtos fez com que a OMS divulgasse os relatos, no intuito de que as pessoas moderem o consumo desses tipos de alimentos “embutidos”.

A carne vermelha também é um alimento que necessita de bastante ponderação ao ser ingerida, pois é considerada  um risco “provável” no desenvolvimento do câncer. A recomendação é que se coma meio quilo de carne vermelha por semana, ou seja, cerca de 100 gramas por dia, devido ás propriedades desse alimento, rico em proteínas, ferro e vitamina B12.

                                                                          Foto: Fernanda Fernandes Borges

A carne vermelha deve ser consumida com moderação

 

Indústrias de carne de várias partes do mundo manifestaram repúdio á pesquisa da OMS. A Associação da Indústria da Carne Americana ( Nami) disse que os autores trituraram os dados para chegar a um resultado específico. A Nami ainda afirmou que o simples fato de viver na Terra já é um risco para o ser humano ter câncer.

O Centro de Ligação para a Indústria de Processamento de Carne na União Europeia rebateu o estudo e disse que o câncer é uma combinação de vários fatores como: idade, genética, dieta, ambiente e estilo de vida.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) afirmou que as carnes processadas no Brasil passam por procedimentos seguros e obedecem as normas internacionais de segurança alimentar.

Enquanto nos países industrializados, observou–se um decréscimo no consumo de carne, em decorrência da crise e á conscientização de possíveis malefícios,  em países emergentes como o Brasil e a China, a ingestão de carne cresceu.

Ter uma alimentação saudável e isenta de excessos é a melhor atitude para uma saúde equilibrada. As carnes processadas podem ser totalmente dispensáveis no cotidiano, pois além de terem muitos conservantes cancerígenos,  possuem poucos nutrientes.

                                                                                                  Foto: Fernanda Fernandes Borges

 

É necessário evitar o consumo desse tipo de alimento

 

A moderação no consumo de carne vermelha é indispensável para evitar problemas futuros. Esse alimento tem propriedades fundamentais para o bom funcionamento do organismo humano, porém a ingestão dever ser em pequenas quantidades.

As famílias devem ter um cuidado especial ao fazerem suas compras nos supermercados. A praticidade que alguns alimentos oferecem para fazer sanduíches rápidos como o presunto e a salsicha são extremamente prejudiciais aos adultos e  ás crianças.

É bem melhor preparar uma refeição caseira, isenta de conservantes a viver de lanches rápidos, que com certeza trarão tristes consequências no futuro, seja na balança ou na saúde em geral. Por isso, é fundamental restringir o consumo desses alimentos e optar por pratos mais saudáveis e menos artificiais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário